quarta-feira, 21 de abril de 2010

Bom, bonito e gratuito


Cultura a preço acessível e até mesmo gratuita, quem não quer? Chegou ao Estado o Festival de Teatro Brasileiro (FTB) - Cena Cearense, em que em alguns pontos da Grande Vitória poderemos assistir a peças de graça ou pagando R$5 a R$10. Há também as oficinas ocorrendo na Escola de dança FAFI, mas infelizmente as incrições já foram encerradas.
Simultaneamente, o FTB acontece em Minas Gerais, nas cidades de Belo Horizonte, Sabará e Betim, enquanto aqui no Estado as apresentações ocorrem em Vila Velha, Vitória e Serra. Para assitir às peças gratuitas, deve-se chegar cedo para conseguir um ingresso.
A Esquipe Alternatribos foi conferir a peça “Uma flor de Dama”, dia 20, no Teatro do SESI. A peça foi gratuita e contou com casa cheia. Segundo Carol Barbosa, uma das organizadoras do evento “Desde sexta (17), o SESI está lotado. Não sobra nenhum dos 300 lugares” e Jonas Cordeiro, que também participa da organização do FTB “Estamos muito satisfeitos com o teatro lotado”.
A peça, cuja classificação é 18 anos, contou com auditório de variadas faixas etárias. Isnaldo Braga, que já está na casa dos 50, diz que “há anos freqüentam os festivais gratuitos em Vitória” e sua companheira, Rita Lima, afirma que “Foi muito bem divulgado e que pretendem ir à peças pagas também”.

Ficha Técnica:
Produção, Direção, 
Adaptação, Interpretação, 
Figurino e Maquiagem: Silvero Pereira;  
Texto Original: Caio Fernando Abreu;  
Iluminação:  Tomaz de Aquino e Silvero Pereira;  
Produção: Grupo Parque de Teatro
Fotos: Levi Moura




Já o grupo formado por Aurislene Rocha, Aline Moura e Adriely Santos está na faixa dos 19 aos 21 anos e são categóricas ao afirmar que “Na Serra não tem nada, por isso viemos pra ca.” As moças dizem ainda que acharam estranho ter uma peça de teatro no Terminal de Laranjeiras, mas que não deixarão de conferir.
“Uma flor de Dama” é um monólogo que retrata uma noite na vida de um travesti: do momento em que entra no camarim e se prepara para fazer um show, até o fim da noite, sentada num bar tomando cerveja e falando sobre sua vida. A peça é livremente inspirada no conto de Caio Fernando Abreu, “Dama da noite”, juntamente com uma pesquisa do ator pelos cantos de Fortaleza com personagens reais deste mundo.
Logo após a peça, houve um debate sobre a questão dos homossexuais no país.
Não deixe de conferir o FTB - Cena Cearense. O Festival vai até dia 2 de maio. Confira a Agenda:

Contato:
Alecrim Produções Artísticas
e através do twitter @XFestTeatroES


Nenhum comentário:

Postar um comentário