domingo, 28 de março de 2010

Um pic nic pra pensar

Dia 28 de março aconteceu no parque da Pedra da Cebola o “Pic nic Veg”, onde um grupo de vegetarianos e vegans se reuniu pra fazer o lanche da tarde.
Muita gente não conhece o veganismo, que é um vegetarianismo mais radical. Os vegans não utilizam alimentos de origem animal e também não consomem produtos que tenham sido testados em animais – como maquiagem – ou tecidos que se utilizem de qualquer parte animal. Os vegans (ou veganos) e vegetarianos abominam a matança de animais pelo homem.
                                                                                         Divulgação Pic Nic Veg
Sem leite ou ovos nas receitas, os Vegans contam com substitutos desses alimentos tão básicos nas refeições como a linhaça e o leite de soja, por exemplo. Ricos em ferro e proteínas, a carne e o leite não fazem falta em suas refeições. Às vezes, o substituto é mais caro – como o leite condensado de soja, por exemplo - , e por isso os vegetarianos tentam economizar comprando alimentos na feira.


A equipe Alternatribos experimentou alguns alimentos do pic nic, como o Molho de Proteína de soja, Esfiha de carne de soja e também um bolo preparado sem leite ou ovos. Ficamos impressionados com o sabor marcante dos alimentos, ainda que desacostumados com esta culinária. Por isso, caro leitor, não tenha medo de experimentar qualquer prato vegano que te oferecerem, pois é tudo muito saudável e de sabor agradável.

Quando questionados sobre a ideologia Vegana, muito criticada pelas pessoas, Alan Menegare declarou que “os Veganos focam na questão da ética. Devemos pensar na senciência animal, que não foca apenas no homem - como o Antropocentrismo - , mas também nos animais que são capazes de sentir dor ou prazer, como nós, humanos.” Rafael Ilário também afirma que “muitas pessoas comem os alimentos e não vêem o que tem por trás disso”, sobre o abate de animais.

Os encontros Veganos acontecem na Pedra da Cebola quinzenalmente e está aberto a qualquer um que se interesse por sua filosofia. O grupo Gala organiza os encontros e pode ser achado no blog http://veganvix.blogspot.com/ ou através do Twitter @GALA_ES. Em Vitória o Restaurante vegano Sol da Terra localiza-se na rua Rua Barão de Monjardim 171.


8 comentários:

Lila disse...

Nao tive problema pra ver conforme foi falado na sala. Bom, sobre o post. Acho legal isso de ser vegetariano, respeito e tudo mas não é pra mim. Embora eu defenda os direitos dos animais e seja contra todo e qualquer tipo de mal trato a eles. Beijinhoss, o blog ta otimo!

Lila disse...

Nao tive problema pra ver O POST **

Equipe Alternatribos disse...

O explorer tá de implicância conosco..

Pat Garcia disse...

No Firefox abre, no Chrome não ._.

Enfim, eu IA no picnic, e esqueci u_u

Achei a matéria legal, e adorei a pauta, mas a explicação do que é veganismo ficou meio pobre. Dava pra ter sido mais abrangente com menos palavras, só dizendo que veganos não consomem nada de origem animal ou testado em animais.

E comida vegana é muito gostosa, sim :D
Eu costumava fazer bolos, tortas, chocolates, etc.. tudo sem leite e ovos. O pessoal ficava meio impressionado, mas não é difícil, e acaba ficando até mais barato.
Mas acabei voltando a comer derivados de leite/ovos depois de quase 2 anos de veganismo, porque fora de casa infelizmente ainda é difícil achar opção de comida.

E eu adoro o Sol da Terra :D
Pena que é tão longe da minha casa...

Pat Garcia disse...

Me empolguei :x

Carina Couto disse...

Muito legal mesmo.. e acho bem bacana essa idéia de fazer pic nics e tudo mais ;D
mandaram super bem..
E tipo super recomendo o restaurante Sol da Terra, é muito bom.. conheço um dos filhos do dono de lá.. estuda lá na ufes se precisarem do contato é só falar ;D

gabriel disse...

Lila, seu comentário é totalmente sem lógica. Como voce é contra maus tratos e financia uma industria que faz com que os animais sofram horrores? Fala serio!!!

Foi mal!!

Anônimo disse...

ainda é dificil achar comida fora de casa? Voce esta morando dentro de um frigorífico? Isso não é desculpa, é falta de ética!!

Postar um comentário