Um grupo de jovens moradores de Itapuã aproveita esses dias de grande calor no Espírito Santo para se dedicarem a um esporte nada tradicional e bastante radical, o mergulho em apnéia.
O mergulho em apnéia ou mergulho livre é uma modalidade em que os praticantes não se utilizam de equipamentos respiratórios para a descida. Isso significa que o tempo submerso é na realidade o tempo que o mergulhador consegue permanecer sem respirar. Obviamente, existem técnicas que melhoram o rendimento do mergulho trabalhando quase sempre a resistência do praticante.
Retirada de Google imagens em 28-03-10
Os encontros ocorrem de duas a três vezes por semana. Como são estudantes, os mergulhadores escolheram a parte da tarde para se dedicar ao esporte. “Mesmo a visibilidade sendo pior, mergulho à tarde porque pela manhã estou estudando” confessou o jovem Gabriel Tomé, 19.
Os jovens praticam o esporte ha três anos e destacam a grande interação com a natureza e a liberdade como o principal incentivo para terem começado no mergulho. “Além de estar praticando uma atividade física regular, consigo ter uma vista muito irada do fundo do mar. Quando a visibilidade está boa, parece até uma cidade embaixo d’água”, destacou Tomé.
Com a experiência adquirida com o mergulho, os jovens começaram agora a se aventurar na pesca submarina, esporte que oferece mais risco e não é muito aconselhado para iniciantes. “Fora usar o arpão, que requer um pouco de habilidade, é necessário que você tenha um pouco de consciência ambiental, evitando pescar peixes filhotes ou que estejam em período de reprodução”, revelou Tomé.
Os principais pontos de mergulho em Vila Velha são ilhas próximas à costa do município. As favoritas dos praticantes são as ilhas Pituã e Boqueiral, que ficam a cerca de 500 metros da orla.
Quando pedimos para deixar uma mensagem de incentivo aos que querem começar agora no esporte, os jovens destacaram que, respeitando seus limites e tendo força de vontade, é possível somente com uma máscara e um pé-de-pato descobrir um mundo diferente do que vemos pela janela de casa.
3 comentários:
Mergulho é foda, apnéia é morte. Acho muitíssimo arriscado, eu não praticaria. Varias mortes ja foram registradas pelo mergulho em apnéia.
Mas no geral, arrazaram no layout e no tema! Ja estão nos meus favoritos!!! Parabéns!
Mergulho é foda, apnéia é morte.otransito mata muito mais.Sera que o tibão so anda à pe.
Amo mergulhar galera! saí de BH em Minas sozinha de mochilão e acampei pra fazer um curso de mergulho pois era meu sonho! agora já faz 3 anos e essa semana vou a praia de novo to torcendo pra achar um ponto de mergulho só com snorkel mesmo vcs conhecem algum em Vila Velha?
Postar um comentário